O planejamento previdenciário é um investimento no futuro. Isso porque quando o empresário planeja a aposentadoria de forma séria, ele consegue ter uma visão macro e realmente receber o benefício mais vantajoso possível. Nesse post vamos entender como funciona este planejamento.
É muito comum que o empresário pense no futuro, isso porque, a atividade exige uma capacidade de enxergar na frente para buscar a melhor solução para os problemas. Assim, prever com antecipação as adversidades, evita prejuízos e melhora a saúde da empresa.
No entanto, esta mesma visão nem sempre é direcionada para a aposentadoria e este pode ser um erro muito oneroso. Acompanha a postagem e entenda o porquê!
Leia também: Planejamento Previdenciário – saiba tudo!
Nesse post você vai ver!
- Como funciona a aposentadoria do empresário?
- Qual o melhor valor de contribuição para o empresário
- Planejamento de aposentadoria
- Por que o Planejamento de Aposentadoria é um investimento no futuro
Clique agora no botão abaixo e saiba mais sobreo planejamento previdenciário!

Como funciona a aposentadoria do empresário?
Quando alguém abre uma empresa, ela se torna uma pessoa jurídica, e a forma de calcular o valor da aposentadoria muda.
Funciona da seguinte forma, em toda empresa existe os gastos fixos, os gastos variáveis, o prolabore dos sócios e o lucro.
O prolabore dos sócios é o valor fixo que cada um ganha todo o mês, por estar atuando na empresa. O valor da aposentadoria é calculado em cima deste prolabore.
Acontece que na maioria das vezes, por questões tributárias, o prolabore definido é de um salário mínimo. Assim, a contribuição previdenciária se dá em cima deste valor.
O problema é que quando a pessoa contribui em cima de um salário mínimo, a tendência é que ela receba um salário mínimo de aposentadoria.
Claro, é preciso lembrar de todos as outras contribuições realizadas antes de se torna empresário. Por exemplo, digamos que a pessoa tenha sido gerente de uma empresa com um salário de R$5 mil. A contribuição feita ao INSS – (Instituto Nacional do Seguro Social) foi em cima destes R$5 mil e isso conta na hora da aposentadoria. Porém, todos os anos como empresário contribuindo em cima de apenas 1 salário mínimo, vai baixar de forma considerável o valor do seu benefício na hora de se aposentar.
O que fazer nesta situação? É isso que vamos ver agora!
Qual o melhor valor de contribuição para o empresário
Quando o empresário descobre que está contribuindo de forma equivocada, surgem muitas dúvidas, a principal é: Qual valor é mais vantajoso para contribuir ao INSS?
É impossível descobrir isto sem conhecer o histórico de trabalho do contribuinte e a vida profissional atual. Isso porque, para realizar essa conta é necessário saber qual o tipo de empresa, qual a lucratividade anual, como foram as contribuições anteriores. Dessa forma, é possível realizar um estudo completo para saber qual o valor exato de contribuição que o empresário deve fazer para ter o valor de aposentadoria que deseja.
Muitas vezes é necessário contribuir sobre o teto, em outras mesmo contribuindo sobre o teto do INSS, a pessoa não consegue receber o valor máximo de aposentadoria. Por é necessário realizar um estudo aprofundado para saber qual o melhor valor de contribuição para o empresa.
Contribuir a menos ou a menos, pode fazer com que a pessoa perca dinheiro, ou no presente, por estar contribuindo demasiadamente, ou no futuro, por estar contribuindo menos do que deveria, o que vai ocasionar um valor de benefício menor.
Esse estudo aprofundado é chamado de Planejamento de Aposentadoria, conforme veremos no próximo tópico.
Planejamento de aposentadoria
O Planejamento de Aposentadoria está em alta, principalmente após a Reforma da Previdência, por isso, é comum já ter ouvido essa nomenclatura. No entanto, é preciso entender profundamente como funciona este planejamento, para perceber a diferença que poderá fazer no futuro financeiro.
Em resumo, o Planejamento Previdenciário, é um estudo do histórico profissional e das contribuições ao INSS. Com isso, é possível ter uma base clara para escolher a melhor opção de aposentadoria. Bem como o momento certo de pedir o beneficio para atingir o valor financeiro que deseja.
Clique agora no botão abaixo e saiba mais sobreo planejamento previdenciário!
Além disso, uma das principais funções do planejamento previdenciário, é revelar o valor que precisa fazer de contribuição hoje para ter o melhor benefício amanhã.
No planejamento é revelado ainda, o melhor modelo de aposentadoria, e qualquer outro detalhe que possa ajudar a atingir o valor de benefício que deseja.
Outra vantagem desse planejamento é verificar dívidas antigas, documentos, pagamentos atrasados, ou qualquer outro fator que possa atrasar o pedido quando chegar a hora.
O Planejamento de Aposentadoria é um processo cheio de detalhes que pede um olhar treinado. Por isso não é recomendado realizar esse processo sozinho, pois é possível que aconteçam erros, que podem ser fatais e reduzirem o seu benefício de aposentadoria de foram considerável.
Dessa forma, é aconselhável pedir ajuda de um advogado previdenciário e que tenha experiência em Planejamento de Aposentadoria, de preferência, que atue com o ramo empresarial. O profissional conhece todas as regras e exigências de cada tipo de aposentadoria. Assim, vai ajudar a fazer as melhores escolhas para seu perfil.
Saiba mais: Planejamento previdenciário – saiba o valor da sua aposentadoria
Investimento no futuro – empresário
Para o empresário, certamente, o planejamento de aposentadoria só tem vantagens. Pois, existem dezenas de regras previdenciárias, bem como as oportunidades, que tem o poder de aumentar ou baixar o valor da aposentadoria. Porém, através do Planejamento é possível antecipar qualquer problema e realmente buscar o melhor valor de benefício.
Por esse motivo, o planejamento se torna um investimento no futuro. Para garantir que você possa manter seu padrão de vida, mesmo que decida se aposentar.
Realizar o planejamento significa garantir a segurança financeira na aposentadoria. Ainda que, como empresário, você possa continuar trabalhando na empresa e mantendo o faturamento, imprevistos acontecem, por isso, é muito importante garantir uma fonte de renda que é sua por direito, que é a aposentadoria.
Por mais que você não esteja ainda pensando em parar de trabalhar, nunca é cedo demais para fazer seu planejamento de previdenciário. Quanto antes você começar, mais fácil será de atingir o resultado que você espera no futuro.
E, ainda que tenha menos tempo, o planejamento, mesmo que tardio, vai te ajudar a fazer os ajustes necessários para conseguir o melhor resultado!
Clique agora no botão abaixo, caso precise de ajuda para fazer o seu planejamento de aposentadoria!

Uma resposta