O que é o CNIS, como ele te ajuda a conquistar a melhor aposentadoria?

O Cadastro Nacional de Informações Sociais é o documento mais importante para conquistar qualquer aposentadoria do INSS – (Instituto Nacional do Seguro Social). Por isso é fundamental ter o seu CNIS atualizado e com todas as informações corretas na hora de se aposentar.

Todo o trabalhador sonha com o momento da aposentadoria, correto? Nessa hora um dos documentos decisivos é o CNIS, nessa postagem vamos entender o que é o CNIS, e vou revelar algumas dicas de ouro que vão te ajudar na hora de entender o seu documento está devidamente preenchido. Siga comigo até o final.

Saiba mais: Planejamento previdenciário – saiba o valor da sua aposentadoria

  • O que é o CNIS? e como acessá-lo?
  • Os principais problemas encontrados no Cadastro Nacional das Informações Sociais
  • O CNIS é um documento mais importante na hora de planejar a sua aposentadoria
  • Um erro no CNIS pode representar um prejuízo enorme de tempo de trabalho, qualidade

Clique agora no botão abaixo e saiba mais sobreo planejamento previdenciário!

O que é o CNIS? e como acessá-lo?

O CNIS, é o seu Cadastro Nacional de Informações Sociais, nele constam todos os vínculos previdenciários e trabalhista da sua vida. Popularmente conhecido como Extrato previdenciário, o CNIS é uma espécie de bancos de dados que você imprime e pode descobrir o período em que ficou em cada trabalho.

No CNIS constam as seguintes informações

  • Os seus trabalhos que realizou a partir de 1976;
  • os recolhimentos como contribuinte individual a partir de 1979
  • O valor das suas contribuições mensais a partir de 1990

Mas afinal, como eu faço para ter acesso ao CNIS?

Para ter o seu CNIS não é necessário ir até uma agência do INSS, esse é um serviço oferecido online. Funciona assim:

  • Entre no MEU INSS
  • Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer, no caso baixar CNIS;
  • Clique em “Baixar PDF”;

Pronto, assim você terá acesso ao seu CNIS! Agora, chega o momento de ver se tudo está correto, por isso, vou mostrar os principais problemas que costumam ter no CNIS. Acompanhe!

Caso deseje conversar comigo sobre o seu caso, basta clicar no botão abaixo, vou adorar conhecer a sua história!

Os principais problemas encontrados no CNIS

O CNIS pode conter inúmeros problemas e estes tem o poder de complicar bastante a sua aposentadoria, reduzindo o valor do seu benefício e aumentando o seu tempo de trabalho.

Vou citar aqui os 5 problemas mais comuns que podem constar no CNIS!

  • Contrato de trabalho que não consta no sistema: alguns períodos de trabalho, principalmente os mais antigos, podem não estar incluídos na lista;
  • Não reconhecimento de contribuições individuais: acontece quando o trabalhador fez recolhimentos como autônomo ou MEI (Microempreendedor Individual), mas as contribuições não estão contabilizadas, isso pode atrapalhar bastante a sua aposentadoria.
  • Vínculo empregatício sem data de rescisão: nesses casos, o INSS não contabiliza o tempo de contribuição, já que não tem a informação de quando o contrato foi encerrado. Isso é comum de acontecer quando o trabalhador sai da empresa através de rescisão indireta.
  •  Não reconhecimento de sentenças trabalhistas: quando o trabalhador ganha um processo na justiça é preciso informar o resultado ao INSS para possibilitar que a informação seja atualizada, os dados não vão para o CNIS de forma automática.
  • Dados cadastrais errados: Pode acontecer do seu CPF, ou outros dados serem digitados errados, e isso vai complicar toda a sua vida na hora da aposentadoria.

Você deve estar se perguntando agora: Como evitar todos esses erros para ter tranquilidade na hora de se aposentar. É justamente isso que vou explicar no próximo tópico!

Leia também “o poder de transformar período especial em comum”

O CNIS é um documento mais importante na hora de planejar a sua aposentadoria

O CNIS é o documento mais importante para a sua aposentadoria, por isso, ele não deve contar nenhum tipo de erro. Para garantir que o seu CNIS esteja de acordo com o seu tempo de trabalho e que todos os seus direitos sejam respeitados, a melhor maneira é através do planejamento previdenciário.

Vou explicar como funciona!

Através do planejamento previdenciário, você descobre com antecedência a melhor idade para se aposentar e a regra previdenciária mais vantajosa. Além disso toda a sua documentação de aposentadoria é revisada com antecedência, caso precise fazer ajustes em documentos como o CNIS, será feito bem antes da sua aposentadoria.

Dessa forma você terá certeza de que todos os seus direitos estão sendo respeitados.

Leia também: Reconhecimento de período especial pode ajudar você a conquistar a melhor aposentadoria!

Um erro no CNIS pode representar um prejuízo enorme para a sua aposentadoria

Conforme vimos é muito fácil ocorrer erros no CNIS, preenchimento de cadastro, erros em relação às empresas que trabalhou, em relação ao valor do seu salário, e ao tempo de serviço. E até mesmo erros cadastrais, como, por exemplo, o número do seu CPF.

Infelizmente, caso um erro desses ocorra na hora da sua aposentadoria, isso pode custar caro. Para ter uma ideia, por exemplo, se não estiver registrado no CNIS a data exata que você atuou em determinada empresa, esse tempo não será computado. Por exemplo, vamos supor que você tenha trabalhado 10 anos em uma empresa, e não vai dada a baixa em sua carteira, esses dez anos provavelmente não vão constar no CNIS e você não poderá usar na hora de se aposentar.

Assim, você precisará trabalhar 10 anos a mais, e provavelmente receberá um valor bem menor de aposentadoria, do que aquele no qual tem direito. Esse foi apenas um caso, existem dezenas de erros diferentes que podem acontecer no seu CNIS e comprometer o seu tempo de trabalho e o valor da sua aposentadoria.

Por isso, é tão importante ter essa documentação revisada com bastante antecedência!

Espero que tenha gostado dessa postagem. Continue acompanhando a gente aqui no blog e redes sociais. Deixe sua dúvida nos comentários.

Caso deseje conversar comigo sobre o seu caso, basta clicar no botão abaixo, vou adorar conhecer a sua história!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×