Reconhecimento de período especial pode ajudar você a conquistar a melhor aposentadoria!

O período especial é muito valioso para você que deseja fazer a aposentadoria mais vantajosa. Ao utilizar o seu tempo especial você pode se aposentar mais cedo e ainda ter um benefício mais vantajoso. Nessa postagem vou explicar exatamente como funciona.

O sonho de todo brasileiro é ter tranquilidade financeira após uma vida inteira de trabalho, certo? Essa realidade fica mais próxima quando você utiliza o período especial em sua aposentadoria.

Saiba mais: Planejamento previdenciário – saiba o valor da sua aposentadoria

Nesse post você vai ver

  • O que é considerado Período Especial para aposentadoria?
  • O reconhecimento tempo especial pode ajudar a me aposentar mais rápido?
  • Quais os documentos que posso usar para provar meu trabalho em contato com agentes nocivos?
  • O planejamento previdenciário pode facilitar a sua vida e te preparar para uma aposentadoria mais rentável

Clique agora no botão abaixo e saiba mais sobreo planejamento previdenciário!

O que é considerado Período Especial para aposentadoria?

O período de trabalho especial é aquele em que a pessoa trabalha em condições diferenciadas. Colocando a vida em risco, expostos a agentes químicos ou biológicos. No entanto, é preciso entender que para utilizar o período especial, é precisar comprovar a atividade de risco. Caso contrário, o seu valioso tempo de trabalho não será computado na hora da aposentadoria. Por isso é tão importante o auxílio de um advogado de confiança. Vou dar alguns exemplos de profissão de risco agora, para que você entenda melhor como funciona.

Por exemplo, o vigilante coloca a vida em risco todos os dias para proteger às pessoas e a propriedade privada. Dessa forma, todo o período em que trabalhou com a exposição a esse risco é considerado especial, e portanto, vale mais!

Já os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem trabalham expostos a agentes químicos, físicos e biológicos. Com a pandemia proporcionada pela Covid-19 ficou evidente o quanto esses profissionais se arriscam. Inclusive, os índices de contágio e de mortes são maiores entre os profissionais da saúde.

O Brasil registrou a morte de 5.798 profissionais de saúde de março de 2020 até fevereiro de 2021. Trata-se de aumento de 25,9% em relação ao mesmo período de 2019, quando houve 3.571 mortes.

Já os químicos, engenheiros, pesquisadores, também tem direito ao período especial, pois correm risco de serem expostos aos agentes químicos e biológicos.

Caso deseje conversar comigo sobre o seu caso, basta clicar no botão abaixo, vou adorar conhecer a sua história!

O reconhecimento do tempo especial pode ajudar a me aposentar mais rápido?

O reconhecimento do tempo especial pode ajudar você a conquistar a aposentadoria mais vantajosa. Isso porque o tempo especial é mais valioso.

Para saber quanto vale o tempo especial vai depender do nível de risco em que você está exposto durante a sua profissão. Funciona da seguinte forma.

  • Aposentadoria especial com 15 anos de atividade: trabalhadores de subsolo, normalmente se refere aos mineiros, que trabalham na frente produtiva em contato direto com agentes químicos, físicos ou biológicos.
  • Aposentadoria especial com 20 anos de atividade: pessoas que trabalham com asbestos (amianto) ou em subsolo, desde que afastados das frentes produtivas.
  • Aposentadoria especial com 25 anos de contribuição: os demais profissionais que laboram em condições especiais (periculosidade e insalubridade).

Tempo a converter

Mulheres

  • 15 anos – 2
  • 20 anos – 1,5
  • 25 anos – 1,2

Homens

  • 15 anos – 2,33
  • 20 anos – 1,75
  • 25 anos – 1,4

Mas afinal, o que esses números significam na prática.

Isso significa que você pode melhorar a sua aposentadoria de forma significativa através desse período.

O caso mais comum de aposentadoria especial é aquela em que você pode se aposentar ao completar 25 anos em atividade especial.

Por exemplo, vamos supor que você seja um homem que trabalhou em atividade especial durante 10 anos. Dessa forma, o seus dez anos de trabalho valem mais.

Funciona assim, multiplicamos os 10 x 1,4 = 14.

Clique no link abaixo e assista ao vídeo para saber mais!

Dessa forma, ao invés de valer 10 anos, ela vale 14. Ou seja, 4 anos a mais. Isso significa que você ganha 4 anos tanto para se aposentar mais cedo, quanto para melhorar o valor do seu benefício.

Leia também “o poder de transformar período especial em comum”

Quais os documentos que posso usar para provar meu trabalho em contato com agentes nocivos?

Contudo não basta você ter trabalhado em uma profissão de risco é preciso ainda comprovar que o seu ambiente de trabalho era realmente nocivo.

Para isso não basta ser médico, dentista ou químico, você precisará de documentos que comprovem o risco da sua profissão.

Entre os principais documentos para comprovar o seu período especial está o LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho). Nesse documento consta em detalhes de suas atividades no ambiente de trabalho e também os agentes nocivos aos quais você estava exposto.

É obrigação da empresa em que você trabalha fornecer o LTCAT, mesmo se a empresa já tiver falido é possível pedir o seu LTCAT, mas tudo fica mais fácil com o auxílio de um advogado especialista.

Além do LTCAT, o PPP – (Perfil Profissiográfico Previdenciário) também é importante, esse documento passou a ser válido a partir de 2004. Era o principal para comprovar o tempo especial antes da chegada do LTCAT.

Claro, depois existem os documentos básicos que é a sua Carteira de Trabalho e também o extrato do INSS o CNIS – (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Caso haja uma testemunha que tenha visto suas condições de trabalho também pode ajudar. Também serve como apoio a documentação de outros colegas de trabalho que exerciam a mesma função que você e garantiram a aposentadoria especial.

Assim, na hora de juntar essa documentação, o mais recomendável é contar com o auxílio de um advogado especialista.

Leia também: Planejamento Previdenciário – saiba tudo!

O planejamento previdenciário pode facilitar a sua vida e te preparar para uma aposentadoria mais rentável

Contudo para que todo o seu tempo de trabalho seja aproveitado da melhor maneira possível é recomendável que você faça um planejamento previdenciário. Principalmente após a Reforma da Previdência.

Vou explicar como funciona o planejamento para que você entenda a importância dessa atitude.

No planejamento, primeiro é feita uma análise detalhada do histórico profissional. Destacando qualquer tempo especial para que possa seja valorizado da melhor forma possível.

Em seguida, vamos atrás das provas para que todo o seu tempo de trabalho possa ser aproveitado para a aposentadoria. O próximo passo é realizar todos os cálculos necessários e testar cada regra previdenciária para ter certeza de qual é mais vantajosa para você.

No final, você recebe um documento detalhado contendo cada opção de aposentadoria. A melhor idade para se aposentar. E a regra mais vantajosa para você.

O seu planejamento pode ser feito a partir dos 35 anos de idade, ou quando estiver prestes a se aposentar. Essa é a melhor forma de você conquistar a aposentadoria mais vantajosa.

Espero que tenha gostado dessa postagem. Continue acompanhando a gente aqui no blog e redes sociais. Deixe sua dúvida nos comentários.

Caso deseje conversar comigo sobre o seu caso, basta clicar no botão abaixo, vou adorar conhecer a sua história!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×